Pessoas que já leram minhas Besteiras!!!


quarta-feira, 10 de março de 2010

25 anos de Axé!!!!


Cara, To ficando velho....e não é pouco não!!!!!

Hoje descobri que o “Axé Music” completa 25 anos.... Eu li no UOL, que o movimento começou com Luiz Caldas (Nega do cabelo duro...), e eu me lembro bem dessa música...rs

Se agente fizer uma pequena analise apenas pelo que estourou na “grande mídia”, conseguimos perceber o que é bom de verdade e o que é simplesmente o BOOM do momento.

Vindo lá de trás, temos o próprio Luiz Caldas, Daniela Mercury (Que se acha a mãe do Axé), Chiclete com Banana, Asa de Águia, Banda Eva, Banda Beijo, Banda Cheiro de Amor, Olodum, ai começamos a chegar aos nem tão velhos assim: Araketo, Jamil, É o Tchan, Boquinha da Garrafa, Gera-samba, Terra-samba, Tchacaboom (é assim que escreve????) e chegamos aos mais atuais: Babado Novo, Psirico, Parangolé e tem também aquele do muleque que ganhou o Ídolos que tem o cabelo vermelho.

Tem também os artistas que saíram desses grupos/bandas, como: Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Netinho, Claudia Leite, Gil, e mais um monte que não lembro o nome.

Não sou grande conhecedor de Axé, mas já passei muitos carnavais de minha vida com a trilha sonora dos artistas que citei, e acredito que com essa pequena lista, conseguimos separar o “Joio do Trigo”.

Com toda a certeza do mundo, a Ivete Sangalo é a mais bem sucedida artista de todos. Tem carisma, tem uma voz fantástica, mostra uma simpatia fora do comum, e sabe escolher o repertório para um disco. Claudia Leite segue a mesma linha, eu a acho sem identidade, pois ela tem a voz “semelhante” a da Ivete, faz piadas iguais a da Ivete, tenta ser igual a Ivete, com a diferença de tentar “surfar toda onda”, ela sempre gosta de tudo, é amiga de todos, conhece todas as músicas e estilos, não valorizo muito esse tipo de atitude, mas uma hora ela se encontra.

Tem também os artistas que sumiram:

Netinho aparece e some assim como um arco-íris. Estourou, sumiu, apareceu de novo com um disco duplo (Corpo Cabeça), depois sumiu de novo, ai apareceu novamente falando que não era mais Gay, ai sumiu outra vez, agora parece que vai lançar mais alguma coisa.

As bandas? Bom, as bandas em sua grande maioria, serviram de “trampolim” para alguns artistas:

Banda Eva – Ivete Sangalo
Banda Beijo – Netinho / Gil (que sumiu)
Banda Cheiro de Amor – Carla Visi (que também sumiu)
Banda Babado Novo – Claudia Leite

E por ai vai....

Bom, o que eu, em minha humilde opinião pude perceber, é que em sua grande maioria fazem parte do BOOM, estouram por um ou dois carnavais e depois caem no esquecimento. Quem não se lembra de “Nada mal, curtir o Terra-samba, não é nada mal....” onde foram parar esses caras??? Alguns artistas podiam seguir esse exemplo e sumir também, não é???

Mas é fato que desde o começo, teve gente que veio pra ficar, e ficou....é o caso das ótimas bandas Chiclete com Banana e Asa de Águia.... passam as modas e eles continuam lotando os locais por onde passam.

Enfim, PARABÉNS a quem realmente faz a diferença, a quem realmente vestiu a camisa, quer dizer, vestiu o “abada” do movimento, e transformou esse movimento em um estilo musical conhecido em todo o mundo.

Ps1.: Luiz Caldas é um dos melhores guitarristas do Brasil.
PS2.: Sarajane, não esqueci de você!!! O BRASIL TE AMA!!!

Até o próximo!!!! O REBOLEIXO É BOM, BOM......

2 comentários:

  1. Cacete Jócleus, o dia que eu for um deitor de uma revista famosa, vc vai ser meu critico de Axé!

    ResponderExcluir
  2. KKKKK!
    O pior de tudo é não gostar do ritmo e saber bem mais do que eu, que já chacoalhei muito a busanfa com essas músicas! Adoro!
    Tudo na medida, é claro!
    Amo vc minha kbeça fervilhante e incansável!
    Bjo,

    ResponderExcluir